Passeios de Barco | Momentos Especiais | Birdwatching & Ecoturismo
Neste passeio de birdwatching irá descobrir as aves do Parque Natural da Ria Formosa na zona do Ludo e da Quinta do Lago. Partimos de Faro numa saída de 3 horas, naquela que é considerada uma das zonas húmidas mais importantes para as aves aquáticas em Portugal. A Ria Formosa é um local extraordinário para a observação de aves, estando classificada como um dos melhores hotspots para birdwatching no Algarve.
Nesta visita guiada de 3 horas com partidas de Faro, poderá observar várias espécies de aves tais como o borrelho-de-coleira-interrompida, a chilreta, o garajau-grande e até mesmo a gaivota de Audouin e o garçote. Nos lagos de água doce poderemos observar o caimão ou galinha-sultana, como também é conhecido, e nos pinhais circundantes detectamos facilmente a pega-azul.
A Ria Formosa é um local de excelência para a observação de aves com uma enorme diversidade de habitats para explorar tais como sapais, bancos de vasa e de areia, dunas, salinas, lagos, lagoas e charcos de água doce, zonas agrícolas e pinhais. É um local de invernada muito importante para as aves oriundas do Norte da Europa, albergando numa base regular mais de 20.000 aves aquáticas durante esta época, sendo também uma zona estratégica de passagem nas rotas migratórias entre o Norte da Europa e África. O Parque Natural da Ria Formosa abriga ainda espécies raras ou de distribuição localizada em Portugal como a Galinha-sultana - ave eleita o símbolo deste Parque Natural.
Nesta saída de observação de aves no Algarve exploramos a zona do Ludo e da Quinta do Lago. Um guia de natureza, especializado em birdwatching, partilhará consigo inúmeras observações assim como conhecimentos acerca da biodiversidade e dos aspectos culturais e económicos do Parque Natural da Ria Formosa.
Ao longo de todo o ano é possível observar espécies como o pernalonga, o alfaiate e o borrelho-de-coleira-interrompida. Durante o período estival destacam-se o pato-de-bico-vermelho, a perdiz-do-mar, o cuco-rabilongo, a alvéola-amarela e o picanço-barreteiro.
O Outono é uma altura particularmente interessante, sobretudo para os passeriformes entre os quais destacamos a felosa-poliglota, a felosa-musical, a petinha-dos-campos e o pisco-de-peito-azul. As zonas de caniçais são muito importantes para este grupo de aves durante os períodos migratórios e também para muitas aves aquáticas durante a época reprodutora.
Durante o Inverno é possível observar grandes concentrações de aves limícolas e de anatídeos. Durante o período mais frio do ano destacam-se ainda aves como o garajau-grande, o arrábio, a íbis-preta, a águia-pesqueira, o peneireiro-cinzento, a águia-sapeira e o milhafre-preto.
Nas salinas é também possível observar aves como a garça-branca-pequena, a tarâmbola-cinzenta, o maçarico-de-bico-direito, o fuselo e o perna-vermelha. De salientar ainda são o flamingo, o colhereiro e a cegonha-branca assim como a pega-azul, a poupa, o guarda-rios, a toutinegra-de-cabeça-preta, o rouxinol-bravo, a cotovia-de-poupa e também o exótico tecelão-de-cabeça-preta.
Também organizamos Passeios de Barco para Birdwatching na Ria Formosa» e passeios de birdwatching em Tavira, Castro Marim, Lagoa dos Salgados e Sagres. Contacte-nos » para mais informação.